Azeite de Oliva Espanhol Azeite de oliva espanhol

Azeite sua vida!

Voltar para a home

Monoinsaturados e pressão arterial

Os estudos que relacionam o tipo de gordura da dieta com a pressão arterial são controversos. Por exemplo, os poliinsaturados estão associados com a diminuição da pressão arterial (via metabolismo das prostaglandinas) em alguns estudos, mas em outros nenhum efeito é observado. A menor prevalência da hipertensão é encontrada nos povos do mediterrâneo, que como visto, tem uma dieta rica em monoinsaturados. Por isso, muitos pesquisadores estão estudando a relação entre o ácido oléico com uma menor pressão.

Foi demonstrado que o consumo de óleo de colza (58% de monoinsaturados e 13% de poliinsaturados) está relacionado com uma menor pressão sangüínea.

Foi investigado24 o efeito do óleo de girassol e do de colza na pressão sangüínea de indivíduos normotensos. Os resultados mostraram que aqueles que consumiram a dieta com óleo de girassol tiveram uma menor diminuição da pressão sangüínea em relação ao consumo do óleo de colza. E o responsável pela maior redução da pressão é o ácido monoinsaturado. E, é por isso, que o azeite de oliva, uma excelente fonte desse ácido graxo tem sido indicado como o óleo de preparo de alimentos, principalmente nos indivíduos com elevada pressão ou com história familiar de hipertensão.

Azeite de oliva e hipertensão

Os cátions monovalentes - Na+, K+ e Cl,- são responsáveis pela manutenção da homeostase do meio interno, que por sua vez regula todo o funcionamento do organismo. Várias alterações são observadas no transporte desses cátions, através da membrana celular, em eritrócitos de pacientes com hipertensão essencial. São elas:

  1. Aumento da concentração intracelular de sódio.
  2. Alteração na bomba de sódio-potássio.
  3. Alteração no processo de co-transporte de potássio-sódio.

A composição lipídica, principalmente do colesterol e dos fosfolipídeos, das membranas celulares influencia a atividade e o transporte de cátions. E são essas membranas que regulam a atividade da bomba de sódio-potássio e do co-transporte de potássio-sódio, que por sua vez modulam a pressão arterial. Por exemplo, na hipertensão a atividade da bomba de sódio-potássio encontra-se reduzida.

Como sabido, os ácidos graxos monoinsaturados da dietas afetam a composição lipídica das membranas celulares. Ou seja, o tipo de gordura afeta a pressão arterial. Foi mostrado que uma dieta com 75% de ácido oléico, do total de gordura, diminui a pressão e, ao mesmo tempo aumenta os ácidos graxos oléico e palmítico das membranas dos eritrócitos. Enquanto que a proporção dos ácidos poliinsaturados diminuíram. Já o total de saturados permaneceram inalterados. E quando o ácido oléico dessa experiência foi trocado por azeite de oliva os efeitos foram os mesmos.

 

Azeite de Oliva Espanhol

Unión Europea - Fondo Europeo de Desarrollo Regional - Una Manera de Hacer Europa

ICEX

Space Produções