Azeite de Oliva Espanhol Azeite de oliva espanhol

Azeite sua vida!

Voltar para a home

Molho de camarão

| Imprimir |

Um molho preparado com uma base elabarado à partir das cascas do camarão, com azeite de oliva, tomate e alho. A textura cremosa, cor avermelhada, perfume agradável e bem saboroso. Combina com massas e pode ser servido como recheio de panqueca.

Rendimento: 30 colheres (sopa) de 10 g
Tempo de preparo: 40 minutos (mais 15 minutos de cozimento)

Ingredientes

  • 3 dentes de alho . 12 g
  • 1 tomate médio . 160 g
  • 300 g de camarões médios, com cascas
  • 6 colheres (sopa) de azeite de oliva espanhol . 60 g
  • 1 xícara (chá) de vinho branco seco . 240 ml
  • 2 colheres (sopa) de farinha de trigo . 15 g
  • Sal e pimenta-do-reino a gosto
Modo de Fazer
  1. Descasque os dentes de alho, pique em fatias finas e reserve.
  2. Lave o tomate, tire o pedúnculo, seque-o com toalha de papel. Abra o tomate ao meio, tire as sementes e pique em tiras finas. Reserve.
  3. Limpe os camarões, lave-os bem. Descasque a metade dos camarões, lave-os novamente. Reserve a outra metade dos camarões com a casca, mas tire as cabeças.
  4. Coloque o azeite de oliva em uma panela e leve ao fogo por 1 minuto ou até aquecer. Junte os camarões com a casca. Refogue, sem para de mexer, por 2 minutos ou até os camarões ficarem rosados. Adicione o alho, o tomate, o sal e a pimenta-do-reino. Deixe refogar, mexendo de vez em quando, por 3 minutos. Acrescente o vinho branco e 1 xícara (chá) de água (240 ml). Tampe a panela e cozinhe, mexendo de vez em quando, por 15 minutos ou até reduzir um pouco do líquido. Retire do fogo e transfira o molho para o copo do liquidificador.
  5. Bata por 1 minuto ou até ficar homogêneo e passe o molho por uma peneira, apertando bem. Despreze os resíduos que ficarem na peneira. Volte o molho peneirado para a panela. Leve ao fogo e cozinhe, mexendo de vez em quando , por 2 minutos ou até ferver.
  6. Dissolva a farinha de trigo em 4 colheres (sopa) de água. Despeje na panela com o molho. Incorpore os camarões e cozinhe, sem parar de mexer, por mais 3 minutos até engrossar e os camarões estarem cozidos. Retire do fogo.
  7. Sirva com massas.

Valor nutricional por cada colher das de sopa
30 calorias; 1 g de carboidratos; 1 g de proteínas; 2 g de gorduras totais (0,3 g de saturadas, 1 g de monoinsaturada e 0,2 g de poliinsaturada); 6 mg de colesterol; 01 g de fibras; 0,2 mg de ferro; e 4 mg de cálcio.

 

Azeite de Oliva Espanhol

Unión Europea - Fondo Europeo de Desarrollo Regional - Una Manera de Hacer Europa

ICEX

Space Produções